Associados

  • Akeo
  • ArpiAspersul
  • Arply 2019
  • Artecola
  • Basso Metalúrgica
  • Bonapel
  • D'Zainer
  • Focco
  • Lidear
  • LUFATI
  • PCR
  • Piva
  • Projepack
  • Reval
  • SBMI
  • Tecbril
  • Unimac
  • Wirutex

AFFEMAQ COMPLETA 15 ANOS DE AÇÕES COOPERADAS

26/07/2019

Fundada em 26/07/2004, a entidade congrega 18 empresas associadas

Cooperar para fortalecer. Esse é o lema da Affemaq - Associação dos Fornecedores para as Indústrias de Madeira e Móveis - que há 15 anos promove ações em prol do fortalecimento do setor moveleiro. Com 18 empresas associadas, a entidade tem em seu histórico missões empresariais internacionais, ações de benchmarking, compras e negociações coletivas, 23 edições da Mostra Affemaq, três da Fábrica em Ação, mais de 100 marcas parceiras, além de ser referência na cadeia de fornecimento.

Com sede em Bento Gonçalves – RS, reúne empresas gaúchas de máquinas, equipamentos, acessórios, insumos e serviços para a indústria moveleira e marcenaria, além de parcerias de sucesso nos principais polos moveleiros do Brasil. “Tenho muito orgulho de presidir a Affemaq neste ano comemorativo, sendo vista com uma entidade consolidada e com tantos movimentos importantes para o setor moveleiro como um todo”, diz Ivânio Angelo Arioli (Akeo), Presidente da gestão 2019/2020.

Um dos idealizadores da Affemaq e primeiro presidente da entidade é Euclides Rizzi (Lidear Máquinas), hoje presidente do Conselho. Segundo ele, a Affemaq nasceu com o propósito de unir forças em um trabalho cooperado, visando maior profissionalização e oportunizando o crescimento das empresas associadas. "Nos reunimos e elaboramos as diretrizes, planejamos ações, erguemos as mangas e fomos juntos explorar o mercado", relata Rizzi.

Também sócio fundador, Roberto Luis Trevisan (Projepack) presidiu a entidade na gestão 2007/2008. “Neste período, com a ajuda de assessorias externas, organizamos a entidade e elaboramos o planejamento estratégico, traçando objetivos e ações a curto, médio e longo prazo”, explica Trevisan. “Também foi neste período que realizamos o projeto piloto da Mostra Affemaq, em Bento Gonçalves”, enfatiza.

A primeira edição fora do estado da Mostra Affemaq – Feira Itinerante de Máquinas, Equipamentos, Acessórios, Insumos e Serviços para as Indústrias de Madeira e Móveis – aconteceu no polo moveleiro de Ubá – MG, durante o biênio 2009/2010, comandado pelo Presidente Luciano Rombaldi. Esse marco deu início a uma trajetória que já conta com 23 edições realizadas, oito estados brasileiros e 11 regiões produtoras de móveis.  

Rizzi assumiu novamente a presidência na gestão 2011/2012, seguido por Jacir Fronza (2013/2014) e Fabrício Zanetti (2015/2016). “Nesse período, a Affemaq se fortaleceu e as ações se tornaram cada vez mais estruturadas e consistentes, projetando a Affemaq como referência em fornecedores de qualidade, o que possibilitou ainda mais a união do grupo” diz Rizzi.

Nos anos 2017/2018, Renato Valcarengh Nunes (ArpiAspersul) assumiu a presidência e, indo na contramão da crise, a entidade mais uma vez inovou e mostrou que sempre esteve comprometida com o desenvolvimento do setor. Em 2018, foi lançada a Fábrica em Ação Affemaq, que apresenta a fabricação de móveis em tempo real, com todas as etapas do processo, desde softwares para a concepção e geração das demandas até a sua embalagem final. Os balcões e mesas produzidos durante os eventos realizados em Arapongas/PR (em abril) e em Pinhalzinho (em outubro) foram doados a entidades carentes locais, registrando também o compromisso com a sociedade.  

A partir de 1º de janeiro de 2019, a Affemaq conta com uma nova diretoria, composta por: Ivânio Angelo Arioli, da Akeo (Presidente), Giovanni Cechin Rodrigues, da PCR (Vice-Presidente), Marcus Vinícius Basso, da Wirutex (Diretor de Marketing) e Claudio Barbosa, da Tecbril (Diretor Financeiro). “Nosso grande desafio hoje é manter-se em movimento, dando continuidade ao excelente trabalho realizado pelas gestões anteriores, e desenvolvendo novos mercados e oportunidades de negócios para as empresas do grupo”, diz Arioli.

Neste ano, os associados da Affemaq participaram da Fimma Brasil, com seus estantes individuais, e também com o projeto Fábrica em Ação, que recebeu cerca de 4 mil visitantes durante os quatro dias de feira. Para o segundo semestre, a entidade já trabalha na organização e divulgação da próxima edição da Mostra Affemaq, que acontecerá em Ubá/MG, de 1 a 3 de outubro.

Últimas Notícias

Ver todas as notícias

Receba nossas news